Mas não é só a poluição das águas que aflige os paulistanos, a poluição atmosférica também preocupa.
E, quando se fala em poluição atmosférica, um dos primeiros vilões a ser apontado é o carro; o que pouca gente sabe é que as motos, em números cada vez maiores na cidade, emitem até sete vezes mais algumas substâncias nocivas a saúde, como hidrocarbonetos, do que os carros.
O Programa de Controle de poluição do ar por veículos automotores (Proconve) , com mais uma etapa prevista para Janeiro de 2009, terá como meta reduzir em mais da metade as emissões de Monóxido de Carbono e em um terço a de hidorcarbonetos em motos populares.
Essa medida deixará as motos com índices de poluição semelhantes aos dos carros em 1997, sendo que, depois disso, os carros já passaram por duas reduções.
E, quando se fala em poluição atmosférica, um dos primeiros vilões a ser apontado é o carro; o que pouca gente sabe é que as motos, em números cada vez maiores na cidade, emitem até sete vezes mais algumas substâncias nocivas a saúde, como hidrocarbonetos, do que os carros.
O Programa de Controle de poluição do ar por veículos automotores (Proconve) , com mais uma etapa prevista para Janeiro de 2009, terá como meta reduzir em mais da metade as emissões de Monóxido de Carbono e em um terço a de hidorcarbonetos em motos populares.
Essa medida deixará as motos com índices de poluição semelhantes aos dos carros em 1997, sendo que, depois disso, os carros já passaram por duas reduções.
Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (10/09) até 2018 as motos devem superar os carros na emissão de material particulado, que causa inflamação pulmonar, bronquites e doenças do coração.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente diz que estuda estender a inspeção veicular para as motos, mas não tem prazo nem padrões para ser implantado.
Como se vê, não é apenas na questão do trânsito que as motos há muito passaram a requerer atenção das autoridades, mas também na questão da poluição atmosférica.
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