O governo brasileiro exige que o diesel atual seja substituído por um diesel menos poluente, até
Ao contrário do que se pensa, a poluição do ar não aumenta apenas doenças ligadas ao sistema respiratório, como rinite, asma, bronquite e faringite. Ela é responsável também pelo aumento de doenças oculares (como as conjuntivites), cardiovasculares, em alguns casos, contribui até para a formação de câncer (como o de laringe e pulmão) entre outras doenças.
Diversos estudos são feitos sobre a relação entre a poluição e as doenças, nas grandes cidades, principalmente. Partindo desses resultados, se torna cada vez mais urgente tomar medidas que diminuam a emissão de poluentes no ar, para dessa forma, melhorar a saúde das pessoas.
Assim, a troca do diesel atual por um menos poluente – como acontece na Europa – pode trazer conseqüências positivas para a saúde das pessoas. Como disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, à Folha (11/09): “nossos pulmões são iguaizinhos aos dos europeus”. Mas a nossa realidade é outra, e nos resta esperar para saber se essa medida será realmente implantada em 2009 ou será adiada sabe-se lá até quando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário