quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mais da metade dos jovens entre 15 e 19 anos não tem capacitação para mercado de trabalho


Conforme matéria de Antônio Gois, para o Jornal Folha de S. Paulo desta quarta (29/10) 72% dos alunos, entre 15 e 19 anos, não estão preparados para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
Este é o resultado do exame PISA (programa internacional de avaliação de estudantes) realizado pelo BID (Banco Interamericano para o Desenvolvimento) em mais cinco países da América Latina: Peru, México, Uruguai, Chile e Argentina. O Brasil ficou a frente apenas do Perú (sem segundas intenções...).
No site do Inep os dados desta avaliação está desatualizado, só retratando o Pisa de 2006, por sua vez, o site do MEC não há informações sobre o assunto.
O que mais impressiona é que, segundo a pesquisa, 64% dos brasileiros estão satisfeitos com a educação do país. Isto pode ser um reflexo da fraca educação que os pais tiveram e que, uma vez que vêem os filhos com uma educação superior à deles, entendem que a educação está boa.
Este dado por si só demonstra a fragilidade da educação, pois as pessoas não apresentam uma capacidade de enxergar a precariedade da estrutura educacional brasileira.
Em São Paulo, por exemplo, tivemos, recentemente, como trunfo dos dois candidatos à prefeitura, a continuação da construção de verdadeiros elefantes brancos , mas esqueceram-se de fazer projetos para o mais importante em uma escola: professores capacitados e educação de qualidade.

E assim, corremos o risco de continuarmos neste ciclo pelas próximas gerações e os governantes se aproveitando desta ignorância da população para conseguirem se eleger ou conquistar altos índices de aprovação.

Nenhum comentário: